Impressões literárias · Literatura Brasileira

Agosto, de Rubem Fonseca

Começo o texto confessando uma dislexia que descobri junto à literatura. Não consigo acertar logo na primeira tentativa o nome do autor dessa obra, visto que troco o sobrenome por de outro Rubem escritor. Na realidade, conheço três Rubens: o Braga, o Fonseca e o Alves. Troco todos! Nunca sei quem é quem. Criei um método: Braga é cronista, Alves é educador e o Fonseca é o criador do advogado Mandrake.

Agosto foi um livro que planejei ler em agosto, porém falhei. Li com tanta voracidade o livro de mais de 300 páginas, que surpreendi-me, visto que há tempos não acontecia esse entusiasmo.

O romance abordará as investigações de Mattos que é um investigador incorruptível. Ele sofre de gastrite crônica e precisa a todo momento beber leite e tomar suas pílulas para aguentar o desconforto. Ele é o último suspiro em um sistema falho e manipulado pelos políticos corruptos e traficantes. Ao investigar o assassinato de um rico empresário, ele se vê envolvido em uma conspiração política.

Em paralelo as ações de Mattos para desvendar o crime, Getúlio Vargas é mais e mais sufocado pela câmara e mídia, que culminará no que já sabemos.

Interessante no livro é que ao mesmo tempo que somos seduzidos pela investigação do assassinato do empresário, recebemos uma aula de história. Fica-se conhecidos os atentados a Carlos Lacerda, as manobras políticas para destituir Vargas e que Café Filho assumisse.

As história vai caminhando, o suspense vai aumentando e a úlcera gástrica de Mattos vai doendo mais e mais, gerando uma expectativa sobre como tudo terminará.

Prostituição, homossexualidade, crimes passionais, corrução serão elementos que serão personagens coadjuvantes nessa grande obra de suspense da literatura brasileira.

2 comentários em “Agosto, de Rubem Fonseca

Dê uma palavrinha, por obséquio!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s