Impressões literárias · Literatura Brasileira · Tietando escritores

Resenha – Memória Corporal, de Roberto Pontes

Conheci Roberto Pontes no evento da UFC em que estive presente no ano passado. Participei também de um minicurso por ele ministrado sobre a teoria que ele “inventou” e que trabalha com os alunos, a Teoria da Residualidade. Achei muito interessante e ainda falta eu ler dois livros que ele deu aos participantes que falam sobre a teoria. O livro Memória Corporal também me foi dado por ele, depois de uma promessa que o traria no dia seguinte. Fiquei muito feliz por que ele realmente trouxe no dia seguinte e já autografado, o que me marcou profundamente por sua gentileza (infelizmente estou acostumada com promessas vãs).

DSCN7777

O livro é de poemas e possui ilustrações de Picasso. De 1982, o livro é sensual, sem ser pornográfico; insinuante, sem ser escrachado; erudito, sem ser pedante.

A natureza ora se manifesta participante, à maneira das canções de amigo, em que os personagens e o amor aderem ao cenário, chegando a ganhar sua espécies o nome da paisagem em que decorre tanto a espera quanto o encontro ou a realização do amor. Ora se torna confidente, à maneira dos românticos, em que a ambiência tende ao lunar, ao silêncio, ao melancólico; ora, ainda, se mostra contundente, ao remeter, de modo inesperado, a correlações semânticas que instalam uma carga corrosiva, através das quais marca-se uma ruptura com o clima idílico predominante na obra… (Prefácio do Livro escrito por Lúcia Helena)

Li rapidinho, e sou um tanto que chata com poesia, porém, não é por que conheci o escritor e achei ele o máximo, que deixei interferir na minha opinião acerca do livro, pois SIM, gostei muitoooooo do livro.

Animais enternecidos
Amamos,
animais enternecidos,
a coisa mais próxima
da mão.
e
a ela nós perdemos
por deslembrar que o amor
não é nada
amamos e perdemos.
o meu primeiro verso foi:
amamos.

Dê uma palavrinha, por obséquio!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s